Clipagem


(Zero Hora, Segundo Caderno de 28/10/2002, página 3)

Grito de denúncia contra a rotina

Cristiano Baldi autografa hoje, no Bar Ocidente, seu livro de estréia, intitulado Ou Clavículas, um volume de contos. Seguindo a linha dos livros lançados pela editora independente Livros do Mal, Baldi prima antes pela estranheza que pelo embelezamento em suas histórias.


Situaçoes bizarras (e até sobrenaturais) sao inseridas no cotidiano de pessoas aparentemente comuns, como num grito irracional de denúncia diante do absurdo dos microrrituais que compoem a rotina. Nao é o tipo de livro que uma professora indicaria como primeira leitura a seus alunos, pela violência e causticidade da ironia que Baldi emprega. Seja na figura de um executivo que teve o pênis amputado em Petruska, seja em Meia Briga e Alguns Poemas, o melhor conto do livro segundo o próprio criador, o mote é a trivialidade com que sao tratadas situaçoes que começam flertando com o grotesco e acabam abraçando-o como única alternativa. O deboche é recurso valorizado no livro, na figura de intervençoes politicamente incorretas do narrador brotando como verdades absolutas, alfinetando do catolicismo ao judaísmo, da jovem filiada ao PFL ao militante petista, do deficiente físico ao dançarino de boate.

- O livro é uma comédia. Usei temas frívolos com saídas absurdas. Na verdade, é uma total falta de respeito com o leitor. Acho que as pessoas deveriam se revoltar - diverte-se Baldi, natural de Caxias do Sul, onde autografou o livro no último dia 10.

A estréia pela editora Livros do Mal nao é nenhuma coincidência. Cristiano é um velho conhecido de quem tem o hábito de ler fanzines na Internet, em especial o já desativado Cardosonline, um dos primeiros canais de escoamento da produçao do escritor. O amplo retorno que a exposiçao virtual rendeu motivou a criaçao de seu próprio fanzine, o Meninas na Caverna, também extinto. Além disso, o escritor sente-se afinado à ideologia da LDM.

O projeto de publicaçao de Ou Clavículas recebeu financiamento do Fumproarte, da prefeitura de Porto Alegre.