Clipagem


Speculum
Literatura
por Luiz Carlos Pimentel

"Leiam o novo, é trimassa"

É o lema da Livros do Mal, a cara nova da literatura que vem do Sul

A história deles na literatura começou a se cruzar meio que por brincadeira. Colegas de faculdade em Porto Alegre, criaram um e-zine que em três anos de existência virou febre na rede, o Cardosonline, arrebanhando quase cinco mil assinantes. Finda a experiência, três dos oito colaboradores fixos, Daniel Pellizzari, Guilherme Pilla e Daniel Galera, resolveram seguir adiante e fundaram a Editora Livros do Mal, que nasce com os livros de contos de dois deles: "Dentes Guardados", de Galera, e "Ovelhas que Voam se Perdem no Céu", de Pellizzari.

Bom, entre o sonho e a realização não dá se pular a questão prática da fundação da Livros do Mal (o nome é excelente), principalmente se inserida no contexto brasileiro de estímulo a esse tipo de iniciativa.

Sem dinheiro no bolso que bancasse as publicações, os três inscreveram o projeto para disputar patrocínio junto ao fundo de apoio à arte da prefeitura da capital gaúcha e conseguiram distinto primeiro lugar. A grana serviu pra bancar os dois primeiros livros.

Quem conhece o trabalho dos escritores do Cardosonline já sabe o que esperar dos livros de estréia desses gaúchos, que tem entre 22 e 27 anos, mas para quem nunca leu nada deles é surpreendente a qualidade dos textos.

A distribuição é feita mais ou menos no esquema em que foi lançado o Cardosonline – vale o velho e bom boca-a-boca, além de uma rede de amigos espalhada pelas capitais e outras grandes cidades do país que atuam como representantes. Claro, não dá pra esquecer da Internet. No site deles, dá pra encomendar os dois livros, a módicos R$ 10 cada. Lá pode-se conhecer também um pouco mais dos autores da empreitada.