Clipagem


Site da Revista Eaí?
21 de maio de 2002


O bom e velho Tio Bonva

Na segunda metade dos anos 90 a internet saiu dos porões - os quartos dos veteranos da BBS - para atingir aos poucos o assim-chamado "grande público". Essa expansão silenciosa tornou a rede acessível a um crescente número de malucos que acabaram, de uma forma ou outra, conhecendo-se virtualmente através dos seus devaneios digitais. Pouco antes da explosão dos mailzines (os fanzines por e-mail) liderada pelo CardosOnline, surgiram os webzines como o Não, a Barata Elétricae a Folha Mutante, quase sempre com escritores obscuros entre os seus colaboradores. A Folha Mutante foi idealizada por um contador (só saberíamos mais tarde) meio esquistão, que costumava usar uma boina de lã e se esgueirar pelos recônditos mais bizarros da noite porto-alegrense na calada e depois escrever longos e inspirados trechos de loucura e lisergia. A produção das madrugadas enlouquecidas, além de publicada no site, também era distribuída por e-mails assinados com nomes totalmente bizarros como Carlo Manero e Dorian Wilde, mais tarde compilados sob a égide do fanzine TV-EYE. Ninguém suspeitava de onde vinham todos esses freaks, muito menos que eles eram todos a mesma pessoa.

Marcelo Benvenutti, apenas mais um rapaz latino americano, responde por todos esses lampejos de genialidade. Ainda hoje, apesar de todo mundo que recebe os escritos de Carlo e Dorian saber que se trata na verdade do velho e bom Tio Bonva, as pessoas seguem surpreendendo-se. O que não é surpresa é o fato de Benvenutti lançar seu primeiro livro batizado de "Vidas Cegas" pela editora independente Livros Do Mal, de Daniel Galera, Daniel Pellizzari e Guilherme Pilla. A editora já havia lançado dois outros livros, de autoria de Galera e Pellizzari, no final do ano passado.

"Vidas Cegas" é um livro de contos que retrata as existências nada ordinárias de personagens como Fábio, por exemplo, que notou que as pessoas do seu escritório não mais acordavam, quando chegou atrasado certa feita. O conto "A vida de Fábio", aliás, está publicado na edição 46 da sua Eaí?, nas bancas. Todas as demais narrativas de Benvenutti nos levam por caminhos tortuosos até alguns dos desfechos mais improváveis já impressos em um livreto - ainda mais pocket.

O lançamento oficial do rebento acontece nessa terça-feira, dia 21, a partir das 19h no Bar da Esquina (ou Filé & Cia, já que o bar está mudando de nome), que fica na Jerônimo de Ornellas, 431, no bairro Santana. O bar foi escolhido pelo próprio Benvenutti porque é o seu tradicional ponto de trago com amigos, como Carlinhos, vocalista da Bidê ou Balde, a enciclopédia-humana Rangel e o jornalista gonzo Rodrigo Alvarez, o Suruba da Irmandade Raoul Duke. O Bar da Esquina, aliás, é do pai do Carlinhos, ou seja: fica tudo em família.

No lançamento o livro vai estar custando R$ 20 mas nas livrarias ele deve chegar por algo em torno de R$ 21,90. Aproveite e dê uma passada no Bar da Esquina (ou Filé & Cia) para conhecer esses malucos, para aparecer na coluna social do site da LDM ou mesmo pra comprar o livreto com um desconto esperto. Em qualquer dos três casos, você sairá ganhando. Vale a pena.