Clipagem


Correio Popular (Campinas)
29 de janeiro de 2002
por Carlota Cafiero

Literatura pop

A editora independente lança em São Paulo livros de dois jovens autores gaúchos

A orfandade dos novos artistas e escritores brasileiros é motivação para alguns tomarem as rédeas de suas produções e revelarem ótimas surpresas. A explosão da literatura pop no mundo - sobretudo após Alta Fidelidade, do escritor inglês Nick Hornby -, e o espaço aberto pela internet, também são outros importantes fatores que incentivam a atual produção literária. Daniel Pellizzari (vulgo Mojo), de 27 anos, e Daniel Galera, de 22, escritores de Porto Alegre (RS), são bons exemplos dessa nova safra.

Hoje, às 19h, autografam, no Bar Filial, no bairro boêmio da Vila Madalena, em São Paulo, a segunda edição de duas crias diretas da editora independente Livros do Mal - os livros de contos Dentes Guardados (Galera), e Ovelhas que Voam se Perdem no Céu (Pellizzari), ambos com ilustração de Guilherme Pilla. O preço dos livros é R$ 12.

A Livros do Mal (www.livrosdomal.org) foi criada no final de 2000 por Pellizzari, Gallera e Pilla. No ano seguinte, em busca de apoio, a inscreveram como projeto no primeiro edital do Fumproarte - programa de financiamento cultural da Prefeitura de Porto Alegre. O projeto Livros do Mal foi selecionado em primeiro lugar, entre centenas de outros em literatura, teatro, música, dança, cinema, etc.

Dentes Guardados (89 páginas) e Ovelhas que Voam se Per-dem no Céu (88 pág.) foram lançados ano passado com tiragem inicial de 600 exemplares cada um, financiados em 80% pelo Fumproarte. Os livros se esgotaram rapidamente, quase tudo em Porto Alegre. "Saiu mais para divulgação. Distribuímos para a imprensa e outras editoras, e tivemos que dar 60 exemplares de cada livro para o Fumproarte. Comercializados mesmo foram uns 900 ao todo", disse Galera, em entrevista ao Caderno C, de São Paulo.

As vendas geraram a segunda edição, com 500 exemplares cada livro, pelo custo de R$ 2.580. "Esse foi o preço em Porto Alegre, não sei qual é o custo aqui em São Paulo. Nós economizamos na arte da capa, pois é o Pilla quem faz", conta o escritor.

A internet sempre foi o laboratório literário de Pellizzari e Galera. Eles conseguiram cultivar um público através de vários sites e do extinto e-zine Cardosonline (COL), que era assinado, gratuitamente, por 4 mil internautas, que o recebiam por e-mail. "Mas a literatura não surge por causa da internet, nós a encaramos como um meio de divulgação. Através dela, o escritor não depende mais somente da editora para atingir o seu público", disse Galera, que escreve e publica na internet desde os 17 anos.

Até agosto de 2000, Galera editava um site literário chamado Proa da Palavra, onde escrevia, recebia e publicava textos inéditos de escritores desconhecidos. "Conheci o Pellizzari através do meu site. Um dia, ele me mandou um texto que eu adorei e, alguns meses depois, a gente se juntou a mais escritores e criou o Cardosonline", lembra.

Segundo Galera, o COL foi extinto porque a fórmula se esgotou. "Começaram a surgir muitos e-zines parecidos com o nosso, mas com qualidade ruim. O COL acabou no momento certo, teve começo, meio e fim", diz.

O conto é o gênero preferido dos fundadores da Livros do Mal. "Nunca escrevemos romance. Mas a idéia me atrai", diz Galera. Em Dentes Guardados, ele reuniu contos que tivessem uma coerência temática. "São histórias que tratam de relações humanas e viajam mais na psicologia das personagens", explica. Já em Ovelhas que Voam se Perdem no Céu, Pellizzari mergulha na solidão e traz à tona um universo contemplativo, além de ousar mais na forma do texto. O sexo é um elemento bastante recorrente nos dois livros. Entre os autores favoritos de Galera e Pellizzari está a escritora Hilda Hilst, de 71 anos, que mora em Campinas. "Descobri a Hilda em 1996, quando encontrei a coletânea de contos Com Meus Olhos de Cão, num sebo de Porto Alegre. Tudo o que eu acho dela eu compro, o Pellizzari também conheceu textos da Hilda na mesma época que eu. Desde então, somos divulgadores de sua obra", conta Galera.

A Livros do Mal também divulga obras inéditas de escritores iniciantes ou não. A próxima publicação será Vidas Cegas, do gaúcho Marcelo Benvenutti. O livro é composto por 70 histórias, cada uma contando a vida de um personagem diferente. "Estamos abertos para receber novos textos", promete Galera. O e-mail é editora@livrosdomal.org.