PACTO GNÓSTICO NOX
http://www.psynet.net/nox 
 
 
 
 
 
 
1. O que é o Pacto Gnóstico NOX?

NOX é uma rede internacional de praticantes de Magia do Caos, com ênfase para a América do Sul. Surgiu em fevereiro de 1998, em Porto Alegre (Brasil), a partir do Nó kaZakaotika do z(Cluster). Este grupo teve grande influência na criação do Pacto, assim como o trabalho do anarquista ontológico Hakim Bey. NOX é formado por vários Vórtices independentes, de acordo com o conceito de Zona Autônoma Temporária ("um bando de indivíduos com interesses relativamente semelhantes que se reúnem durante o tempo que acham necessário para realizar atividades que consideram proveitosas").

2. Quem são os membros do NOX?

Os membros do Pacto não usam um único rótulo para definirem a si mesmos e suas práticas; alguns preferem não usar rótulo algum e acabam recebendo o rótulo de "Os-Sem-Rótulo". Os mais comuns são: neuromante, mago caótico, ciberxamã, ontomutante & homem santo profissional. Nenhum destes rótulos significa coisa alguma. Pense nos membros do NOX como Rabanetes, e estamos conversados.

3. O que é um Vórtice NOX?

Vórtice é a unidade de trabalho dentro do Pacto NOX. Cada um deles é dirigido por seus próprios membros, da maneira que acharem melhor, dentro dos parâmetros decididos coletivamente pelo Pacto. Com exceção das atividades inter-Vórtices que porventura estejam sendo realizadas, o único ponto comum obrigatório entre os Vórtices é o uso do Sigilo NOX e do Panlogos.

4. O que significa o Sigilo NOX?

Se um neuromante lhe disser (ou mesmo lembrar) o que significa um Sigilo, ele acabou de abortá-lo.

5. O que é o Panlogos?

O Panlogos é uma Invocação utilizada por todos os Vórtices NOX antes do início de qualquer atividade. Ele está em permanente mutação, devido a seu caráter aberto, e é criado por todos os membros do Pacto.

6. Como é a estrutura interna do Pacto?

Não existe uma estrutura hierárquica dentro do NOX, que é uma (des)organização mágica libertária (alguns preferem "libertina" - tanto faz). Existe uma divisão binária (níveis 1 e 0), que apenas denota o grau de envolvimento com o trabalho do Pacto. Os membros de nível 1 são os que iniciaram o trabalho com Magia do Caos há pouco tempo, mas foram aceitos no Pacto. Os de nível 0 são os membros efetivos; pertencem a um Vórtice e já possuem certa proficiência com técnicas mágicas.

7. Quem pode ser membro do NOX?

Teoricamente, qualquer pessoa maior de 18 anos que tenha interesse em magia do caos, trans-humanismo, autotransformação, manipulação de realidades, metaprogramação e Arte. Não há necessidade de se ter grandes conhecimentos em nenhuma dessas áreas, pois é para isso que o Pacto existe. Uma certa dose de espírito libertário não fará feio, ao contrário de tendências cartesianas. Mas todos são bem-vindos, se comungarem de nossa diáfana egrégora.

8. Quais são as crenças ou dogmas professadas pelo Pacto?

Em Magia do Caos, só existe uma crença. Esta é a metacrença de que as crenças são instrumentos para obter algum fim específico. Se o indivíduo reconhecer esta simples afirmação, nada mais é verdadeiro, e tudo se torna permissível. Simples assim.

9. Mas esta não é apenas mais uma crença?

É claro! Mas, como metacrença, permite a maior maleabilidade conceitual e ontológica possível. Além disso, só o Vácuo; mas essa é outra história. Descubra sozinho.

10. Quais são os objetivos do Pacto?

Além de criação, destruição & diversão? E precisa?

Poderíamos ficar com as palavras da velha Besta 666:

Também o Mais Sagrado veio até mim, e contemplei um cisne branco flutuando no azul. Entre suas asas me aplaquei, e os éons voaram para longe. Então o cisne voou e mergulhou e alcançou as alturas, ainda que não para onde íamos. Um garotinho maluco que viajava comigo se dirigiu ao cisne, dizendo: Quem és tu que flutuas e voas e mergulhas e arremetes no vazio? Veja, muitos éons se passaram; de onde vieste? Aonde vais? E gargalhando eu o repreendi, dizendo: Sem de onde! Sem aonde! Permanecendo o cisne quieto, ele respondeu: Então, se não há objetivo, por que esta eterna jornada? Apoiei minha cabeça contra a Cabeça do Cisne, e gargalhei, dizendo: Não há gozo inefável neste bater de asas sem objetivo? Não há cansaço e impaciência para quem deseja alcançar alguma meta? E o cisne permaneceu silente. Ah! mas voamos no Abismo infinito. Alegria! Alegria! Cisne branco, leva-me sempre entre tuas asas! Oh, silêncio! Oh, êxtase! Oh, fim das coisas visíveis e invisíveis! Tudo isto é meu, que Não sou.
Liber LXV, II: 17-26


Mas oquêi, oquêi, façamos um esforço em prol dos necessitados.

Há várias maneiras de responder esta pergunta.

Uma é esta: leia nosso i-Manifesto.

Outra é a pseudo-objetiva, que é mais ou menos o que será exposto a seguir.

As metas do NOX são, em nenhuma ordem específica (os itens abaixo não têm nenhuma pretensão de serem uma lista completa, ou ao menos ser verdade - nenhum membro do NOX pode falar por todo o Pacto, apenas por si mesmo).

a) prover o máximo de informações possível sobre Magia do Caos & assuntos correlatos;

b) realizar experiências nesta área que seriam impossíveis de se fazer sem um grupo de bom tamanho;

c) fornecer apoio e orientação (e também dar rasteiras e desorientar) aos iniciantes no assunto;

d) servir como ponto de referência para troca de informações & práticas, além de debates e diversos outros projetos;

e) ajudar cada membro na descoberta de seu Sonho Inerente & de seu Augoeides, caso este resolva acreditar que os possui;

f) preparar os aparelhos cognitivos de seus membros para o advento do Pandaemonaeon;

g) convencer seus membros de que o Pandaemonaeon é só mais uma lenda.

E por aí vai. Continue a lista como achar melhor.

11. Afinal, que papo é esse de pensar nos membros do NOX como Rabanetes?

Existe um koan zen-budista que diz:

fazendeiro
apontando o caminho
com um rabanete


Isso responde esta pergunta (e qualquer outra).



Mais dúvidas?
envie sua pergunta para nox@psynet.net


Sigilo NOX
clique no Sigilo para voltar ao índice